A ILHA MARAVILHOSA

Apesar de Outubro mostrar-se, uma vez mais, um mês caprichoso, o interior de Santiago está coberto de verde. Com o calor que se está a abater sobre a capital, nada melhor do que dar um passeio pelo interior da ilha. Além da brisa fresca que pelo caminho vai aliviando o calor, ainda pode desfrutar das paisagens lindas e ver como o milho está a crescer. Um fim-de-semana é o mais indicado para fazer este “tour".

 
A viagem começa na Praia, percorre os caminhos de São Domingos, onde se vê o verde em todas as montanhas e cutelos. O milho parece vestir toda a área. O mesmo cenário em João Teves, Orgãos, até chegar nos Picos, destino final da viagem numa tarde de domingo.


A cachoeira transborda de água e convida para um banho. Com a queda das chuvas, não é só o verde que se vê. Na berma da estrada, mesmo ao lado da cachoeira, o “relax” é total. Crianças e adultos sorriem, brincam e refrescam-se debaixo da forte queda de água.
Todas aquelas gotas de chuva que caíram estavam ali a fluir entre as pedras, a servir de alimento para as plantações que ali estão. O milho, a mandioca, a batata. Ver a natureza assim em todo o seu esplendor é simplesmente lindo e confortante.
E duas mulheres dão ainda mais alento ao lugar: servem por 100 escudos um prato de cachupa, bem recheado como manda a tradição. Não falta também o milho assado, por 60 escudos, ponche de calabaceira, morango, tambarina, bebidas com e sem gaz.

O convívio surge então entre gente que se conhece mas também com quem chega pela primeira vez. Simpatia é o que não falta ao povo local. Com a queda das chuvas sorriem mais e estão em perfeita sintonia com a natureza.
A hora de partir e voltar à cidade da Praia chega, infelizmente. No regresso o que fica no pensamento é: “Cabo Verde é um pais lindo, e um povo com uma grande riqueza de espírito". Confira toda esta beleza você mesmo.